O uso abusivo de drogas também é um fator agravante no que se refere a esquizofrenia em jovens e se enquadra como uma das principais causas de incapacitação de jovens e adultos, afetando parte da população mundial, calcula-se que no Brasil 103.367 das internações realizadas estão relacionadas a quadros de esquizofrenia, destes 364 jovens que fizeram uso de droga e apresentaram quadro de esquizofrenia vieram a óbito.
A esquizofrenia relacionada ao uso abusivo de drogas tem uma relação de causa e consequência, desta maneira muitos psicólogos atribuem a busca pela droga à quadros de esquizofrenia, já em outros casos a esquizofrenia é consequência do uso de drogas ilícitas que causam alterações nos cérebros.
A esquizofrenia é um distúrbio mental que tem como principal característica delírios, alucinações, apatia, isolamento, perturbação da atenção, concentração e memória, outros sintomas comuns ao paciente de esquizofrenia são a ansiedade e depressão, o paciente que sofre de esquizofrenia pode ser tratado com terapia e ou medicamentos.
A Esquizofrenia Relacionada ao Uso de Drogas
A esquizofrenia relacionada ao uso abusivo de drogas pode ser causa ou consequência, sobre esta relação é correto afirmar que a esquizofrenia como causa da utilização de drogas acontece a pacientes que não tiveram tratamento adequado da esquizofrenia.
Sendo o dependente de droga uma pessoa imatura a busca pela droga satisfaz um sentimento de depressão e perturbação, pode estar relacionada ao sentimento de aceitação em grupo e uma maneira de chamar a atenção de familiares que oferece riscos à saúde e à vida.
A esquizofrenia como consequência e sintoma do uso de drogas manifesta-se em dependentes químicos que apresentam quadro de alucinações, delírios e perturbação.
O paciente que apresenta esquizofrenia como consequência do uso de drogas são tratados como usuários podendo posteriormente a esquizofrenia ser identificada como uma doença e por isso receber tratamento em um lugar especializado como as unidades da Clínica de Recuperação Casoto e medicalização para casos de dependência química.
Consequências e Tratamentos da Esquizofrenia
A combinação de uso abusivo de drogas e esquizofrenia pode levar o doente ou usuário a destruição, além de causar alterações comportamentais e aumentar a morbimortalidade, tal situação representa um grave problema de saúde pública, principalmente devido a dificuldade de acesso aos serviços de saúde e de muitas vezes não haver tratamento adequado para este tipo de indivíduo que resistem ao tratamento da esquizofrenia.
O de tratamento de caráter multidisciplinar inclui assistência médica, psicoterapia e cuidados de enfermagem que podem minimizar possíveis consequências negativas proveniente de presença concomitantemente de dois transtornos a Dependência Química e Esquizofrenia.
Para complementar, Fernando Casoto, fundador da Clínica de Recuperação Casoto diz que infelizmente muitas pessoas demoram muito a procurar uma ajuda especializada e isso impacta muito no grau de esquizofrenia que não tratado logo se torna muito mais complexo de se tratar em casa.
Canais oficiais: