Devido a crescente demanda de pessoas que estão se tornando dependentes químicos e alcoólatras é importante entender os tipos de clínicas de recuperação disponíveis para fazer o tratamento adequado.
O primeiro ponto a se falar é como o uso indevido de drogas acabam com milhares de famílias e ambientes de trabalho.
O que é droga?
Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.
Na lista de substâncias na Classificação Internacional de Doenças (10ª Revisão- CID 10) no seu capítulo V de Transtornos mentais e de Comportamentais, inclui:
• Álcool,
• Opióides (morfina, heroína, codeína e substâncias sintéticas);
• Maconha;
• Sedativos ou hipnóticos;
• Cocaína
• Alucinógenos;
• Tabaco;
• Solventes.
Qual classificação das drogas?
Depressoras – São drogas que tem uma grande categoria de substâncias e variedade, mas que apresentam característica comum de causar diminuição da atividade do Sistema Nervoso central (álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, opióides, solventes ou inalantes);
Estimulantes – São drogas capazes de estimular a atividade mental, que traz como consequência estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos (anfetaminas, cocaína e crack);
Perturbadoras – São drogas onde o principal fator é provocar alterações no funcionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais entre eles os delírios e alucinações, por isso são definidas como alucinógenas ( maconha, alucinógenos – LSD e ecstasy).
O que é dependência química?
Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas.
O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.
As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas. Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais.
Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.
A dependência a uma droga é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância, que aos poucos o desintegra da sociedade. Fatores relacionados à própria droga, até uma predisposição genética e doenças psiquiátricas pré-existentes, podem levar algumas pessoas a um quadro de dependência.
Para critério de diagnóstico médico, existem atualmente dois códigos internacionais vigentes. A publicação da OMS, conhecida como Classificação Internacional de Doenças (CID) está em sua décima edição (CID-10), já o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM) têm vigente a sua quinta edição (DSM-V). No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:
- Tolerância: a redução da magnitude dos efeitos leva ao uso de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;
- Senso de compulsão: forte desejo de consumir a droga;
- Abstinência: após a interrupção ou diminuição do uso, surgindo sintomas de desconforto como tremores, ansiedade, irritabilidade e insônia, levando ao uso da mesma substância (ou outra relacionada) para promover o alívio ou evitar tais sintomas;
- Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso;
- Abandono de atividades prazerosas alternativas: maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância;
- Persistência ao uso: mesmo com o surgimento de manifestações nocivas e patológicas, como danos em órgãos e estados depressivos, resultantes do consumo crônico e excessivo, ainda se mantém o consumo.
Esta doença progressiva, lenta e fatal merece toda a atenção, por desprender o indivíduo da sociedade, podendo ocasionar o óbito. Por acometer toda a família, que adoece emocionalmente junto ao indivíduo, esta também deve receber orientações e apoio.
O que é alcoolismo?
O Alcoolismo é uma doença que afeta diretamente na vida familiar, social e profissional do dependente. O abuso do álcool tem atingido diferentes classes sociais e ambos os sexos. E também, é mais consumido pelo sexo masculino em relação ao feminino, além de crianças e adolescentes.
O consumo de álcool está cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de álcool acarreta doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.
Os dados que demonstram os males causados pelo álcool no Brasil e no mundo são avassaladores. Segundo o último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e cerca de 20% são dependentes do álcool.
Em dados do Ministério da Saúde, mais de 20% dos acidentes de trânsito do Brasil estão ligados ao álcool. E além do trânsito e no desenvolvimento dos jovens, o alcoolismo também influi nos altos índices de violência doméstica. Pesquisas confirmam que a cada quatro pessoas que sofrem de alcoolismo, três são homens mas também com grande números de mulheres alcoólatras.
Modalidades de Clínicas de Recuperação
O consumo do álcool é muito antigo, existem relatos do consumo de cerveja e vinho por civilizações muito antigas, como na Grécia e Egito. Outros tipos de bebidas alcoólicas surgiram depois, com o processo de destilação.
Mesmo possuindo grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, o álcool é uma droga psicotrópica que age no sistema nervoso central, sendo capaz de causar dependência e alteração no comportamento.
Dispomos de uma equipe multiprofissional capacitada e experiente, cada um em sua função, atuando de forma constante e diária na evolução dos nossos pacientes.
Nosso principal objetivo consiste em tratar e recuperar pacientes dependentes químicos e alcoólatras, em regime de hospedagem, buscando as necessidades individuais de cada paciente, adequando o tratamento sempre que necessário, aumentando as chances de recuperação definitiva e desenvolvendo novos métodos de tratamento.
As Instalações de uma clínica de reabilitação
Nossas instalações são adequadas para o auxílio à recuperação de dependentes químicos, propiciando um ambiente agradável e em contato com a natureza, o que nos torna mais aptos para garantir o sucesso do tratamento.
Nossas unidades em todo Brasil contam com excelentes localizações para facilitar a vida do dependente e seus familiares. Em cada unidade você terá a melhor prestação de serviço aplicadas por uma grande equipe. Venha nos conhecer. Garantimos o custo-benefício!
Profissionais para Tratamento Dependência Química
Os profissionais da Clínicas de Recuperação são comprometidos e interessados na reabilitação de cada paciente, garantindo assim o sucesso do tratamento.
Nossa equipe especializada no tratamento de drogas-alcoolismo forma uma ampla rede de apoio, que estimula o paciente em busca de sua plena recuperação, além de auxiliar a desenvolver valores, tais como comportamentos e filosofias de vida que estruturaram sua nova maneira de ver o mundo.
Fazem parte deste time:
- Médico Clínico Geral.
- Médico Psiquiatra.
- Psicóloga.
- Enfermeiras.
- Terapeutas.
- Coordenadores.
- Conselheiros.
- Monitores.
- Nutricionista.
- Cozinheira.
- Prof. de Educação Física.
Nomes de clínicas de recuperação para tratamento de dependentes:
Clínica de Recuperação Viva Vida
https://www.clinicavivavida.com.br/
Clínica de Recuperação Grupo Casoto
https://www.grupocasoto.com.br/
Guia Clínicas de Recuperação
Guia de Clínicas
Encontre Clínicas de Recuperação
https://www.encontreclinicas.com/
Centro de Tratamento Caminhar
https://www.ctcaminhar.com.br/
Clínica Restituindo Vidas
https://www.clinicarestituindovidas.com.br/
Grupo Reconduzir
https://gruporeconduzir.com.br/
Portal de Clínicas de Recuperação
https://portaldeclinicas.com.br/
Grupo Nova Vida
https://www.gruponovavida.com.br/
Grupo Procure Ajuda
https://www.procureajuda.com.br/
Grupo Clínica de Recuperação
https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/
Clínica de Recuperação SP
https://www.clinicaderecuperacaosp.com.br/
Projeto Brasil sem Drogas
https://www.projetobrasilsemdrogas.com.br/
Clínica de Recuperação Brasil
https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/
Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida
https://www.institutonovavida.org/
Grupo Salvando Vidas- Clínicas de Recuperação
https://gruposalvandovidas.com.br/
Grupo Viver Agora
Grupo Sobriedade
Grupo Help Life
Grupo Life Med
Centro de Recuperação
Fale via WhatsApp: (11)94797-6909