No primeiro semestre deste ano, o estado do Amazonas apresentou uma redução no número de latrocínios (roubo seguido de morte). De acordo com dados divulgados pela secretaria de segurança pública (SSP-AM), de janeiro a julho, foram registradas 27 ocorrências do tipo, contra 36 casos no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 25% no número deste tipo de crime.
Conforme o estudo, no período analisado, a capital Manaus apresentou redução de 37% nos crimes de latrocínio. De janeiro a julho de 2023 foram contabilizadas 17 ocorrências, enquanto 2022 acumulou 27 casos no mesmo período.
Para o especialista em segurança pública, Leonardo Sant’Anna a redução de latrocínio é imprescindível, tendo em vista que a vítima de um crime desta natureza perde mais do que bens materiais.
“Isso é algo extremamente importante, tratar dessa redução, é tratar de como o cidadão de certa forma passa a perceber a qualidade da sua segurança. O roubo a mão armada é um dos crimes mais graves e potencialmente mais perigosos que são cometidos não só no Brasil, mas ele também é avaliado e tido como algo de muita importância em qualquer parte do mundo, em especial porque nós estamos tratando do roubo seguido de morte, seguido de ceifar a vida de uma pessoa que é o bem mais importante que qualquer um pode ter”, afirmou.
Segundo levantamento feito pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), nos primeiros setes meses do ano, a zona oeste registrou dois casos de roubo seguido de morte, contra cinco registrados no mesmo período do ano passado.
Na zona leste, foram oito casos em 2022, contra quatro no mesmo período deste ano.
Na zona norte, o resultado também é positivo, sendo oito ocorrências de latrocínio acumuladas em 2022, contra duas em 2023.
Fonte: Brasil61