Retail
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Negócios
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Artigos
Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
Noticias em Destaque
Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados

Modalidades de clínicas de recuperação para tratamento de dependentes

9 de julho de 2023
no Saúde
Tempo De Leitura: 10 mins read
A A
Modalidades de clínicas de recuperação para tratamento de dependentes

Devido a crescente demanda de pessoas que estão se tornando dependentes químicos e alcoólatras é importante entender os tipos de clínicas de recuperação disponíveis para fazer o tratamento adequado.

O primeiro ponto a se falar é como o uso indevido de drogas acabam com milhares de famílias e ambientes de trabalho.

VOCÊ PODE GOSTAR:

Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação

Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação

O que é droga?

Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

Na lista de substâncias na Classificação Internacional de Doenças (10ª Revisão- CID 10) no seu capítulo V de Transtornos mentais e de Comportamentais, inclui:

• Álcool,

• Opióides (morfina, heroína, codeína e substâncias sintéticas);

• Maconha;

• Sedativos ou hipnóticos;

• Cocaína

• Alucinógenos;

• Tabaco;

• Solventes.

Qual classificação das drogas?

Depressoras – São drogas que tem uma grande categoria de substâncias e variedade, mas que apresentam característica comum de causar diminuição da atividade do Sistema Nervoso central (álcool, barbitúricos, benzodiazepínicos, opióides, solventes ou inalantes);

Estimulantes – São drogas capazes de estimular a atividade mental, que traz como consequência estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos (anfetaminas, cocaína e crack);

Perturbadoras – São drogas onde o principal fator é provocar alterações no funcionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais entre eles os delírios e alucinações, por isso são definidas como alucinógenas ( maconha, alucinógenos – LSD e ecstasy).

O que é dependência química?

Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química é tida como doença crônica, que comumente atinge indivíduos que fazem o uso constante de determinadas drogas. 

O portador desse tipo de distúrbio acaba por não conseguir conter o vício, afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social.

As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas. Sendo conhecida e usada desde o início das civilizações, em rituais religiosos ou como fonte de prazer, substâncias como a maconha, cocaína e o álcool ainda são comuns nos dias atuais. 

Tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, levando a dependência química da droga.

A dependência a uma droga é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância, que aos poucos o desintegra da sociedade. Fatores relacionados à própria droga, até uma predisposição genética e doenças psiquiátricas pré-existentes, podem levar algumas pessoas a um quadro de dependência.

Para critério de diagnóstico médico, existem atualmente dois códigos internacionais vigentes. A publicação da OMS, conhecida como Classificação Internacional de Doenças (CID) está em sua décima edição (CID-10), já o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM) têm vigente a sua quinta edição (DSM-V). No Brasil, a classificação aceita pelo Ministério da Saúde é o CID-10, que apresenta os seguintes critérios para diagnóstico de dependência química:

  1. Tolerância: a redução da magnitude dos efeitos leva ao uso de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;
  2. Senso de compulsão: forte desejo de consumir a droga;
  3. Abstinência: após a interrupção ou diminuição do uso, surgindo sintomas de desconforto como tremores, ansiedade, irritabilidade e insônia, levando ao uso da mesma substância (ou outra relacionada) para promover o alívio ou evitar tais sintomas;
  4. Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso;
  5. Abandono de atividades prazerosas alternativas: maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância;
  6. Persistência ao uso: mesmo com o surgimento de manifestações nocivas e patológicas, como danos em órgãos e estados depressivos, resultantes do consumo crônico e excessivo, ainda se mantém o consumo.

Esta doença progressiva, lenta e fatal merece toda a atenção, por desprender o indivíduo da sociedade, podendo ocasionar o óbito. Por acometer toda a família, que adoece emocionalmente junto ao indivíduo, esta também deve receber orientações e apoio.

O que é alcoolismo?

O Alcoolismo é uma doença que afeta diretamente na vida familiar, social e profissional do dependente. O abuso do álcool tem atingido diferentes classes sociais e ambos os sexos. E também, é mais consumido pelo sexo masculino em relação ao feminino, além de crianças e adolescentes.

O consumo de álcool está cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de álcool acarreta doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.

Os dados que demonstram os males causados pelo álcool no Brasil e no mundo são avassaladores. Segundo o último Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas, 78% dos jovens brasileiros bebem regularmente e cerca de 20% são dependentes do álcool.

Em dados do Ministério da Saúde, mais de 20% dos acidentes de trânsito do Brasil estão ligados ao álcool. E além do trânsito e no desenvolvimento dos jovens, o alcoolismo também influi nos altos índices de violência doméstica. Pesquisas confirmam que a cada quatro pessoas que sofrem de alcoolismo, três são homens mas também com grande números de mulheres alcoólatras.

Modalidades de Clínicas de Recuperação

O consumo do álcool é muito antigo, existem relatos do consumo de cerveja e vinho por civilizações muito antigas, como na Grécia e Egito. Outros tipos de bebidas alcoólicas surgiram depois, com o processo de destilação.

Mesmo possuindo grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, o álcool é uma droga psicotrópica que age no sistema nervoso central, sendo capaz de causar dependência e alteração no comportamento.

Dispomos de uma equipe multiprofissional capacitada e experiente, cada um em sua função, atuando de forma constante e diária na evolução dos nossos pacientes.

Nosso principal objetivo consiste em tratar e recuperar pacientes dependentes químicos e alcoólatras, em regime de hospedagem, buscando as necessidades individuais de cada paciente, adequando o tratamento sempre que necessário, aumentando as chances de recuperação definitiva e desenvolvendo novos métodos de tratamento.

As Instalações de uma clínica de reabilitação

Nossas instalações são adequadas para o auxílio à recuperação de dependentes químicos, propiciando um ambiente agradável e em contato com a natureza, o que nos torna mais aptos para garantir o sucesso do tratamento.

Nossas unidades em todo Brasil contam com excelentes localizações para facilitar a vida do dependente e seus familiares. Em cada unidade você terá a melhor prestação de serviço aplicadas por uma grande equipe. Venha nos conhecer. Garantimos o custo-benefício!

Profissionais para Tratamento Dependência Química

Os profissionais da Clínicas de Recuperação são comprometidos e interessados na reabilitação de cada paciente, garantindo assim o sucesso do tratamento.

Nossa equipe especializada no tratamento de drogas-alcoolismo forma uma ampla rede de apoio, que estimula o paciente em busca de sua plena recuperação, além de auxiliar a desenvolver valores, tais como comportamentos e filosofias de vida que estruturaram sua nova maneira de ver o mundo.

Fazem parte deste time:

  • Médico Clínico Geral.
  • Médico Psiquiatra.
  • Psicóloga.
  • Enfermeiras.
  • Terapeutas.
  • Coordenadores.
  • Conselheiros.
  • Monitores.
  • Nutricionista.
  • Cozinheira.
  • Prof. de Educação Física.

Nomes de clínicas de recuperação para tratamento de dependentes:

Clínica de Recuperação Viva Vida

https://www.clinicavivavida.com.br/

Clínica de Recuperação Grupo Casoto

https://www.grupocasoto.com.br/

Guia Clínicas de Recuperação

https://guiadeclinica.com.br/

Guia de Clínicas

https://www.guiaclinicas.com/

Encontre Clínicas de Recuperação

https://www.encontreclinicas.com/

Centro de Tratamento Caminhar

https://www.ctcaminhar.com.br/

Clínica Restituindo Vidas

https://www.clinicarestituindovidas.com.br/

Grupo Reconduzir

https://gruporeconduzir.com.br/

Portal de Clínicas de Recuperação

https://portaldeclinicas.com.br/

Grupo Nova Vida

https://www.gruponovavida.com.br/

Grupo Procure Ajuda

https://www.procureajuda.com.br/

Grupo Clínica de Recuperação

https://grupoclinicaderecuperacao.com.br/

Clínica de Recuperação SP

https://www.clinicaderecuperacaosp.com.br/

Projeto Brasil sem Drogas

https://www.projetobrasilsemdrogas.com.br/

Clínica de Recuperação Brasil

https://www.clinicaderecuperacaobrasil.com/

Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida

https://www.institutonovavida.org/

Grupo Salvando Vidas- Clínicas de Recuperação

https://gruposalvandovidas.com.br/

Grupo Viver Agora

www.grupoviveragora.com.br

Grupo Sobriedade

www.gruposobriedade.com.br

Grupo Help Life

www.grupohelplife.com.br

Grupo Life Med

www.grupohelplife.com.br

Centro de Recuperação

www.centrorecuperacao.com

Fale via WhatsApp: (11)94797-6909

ShareTweetPin
Post Anterior

BA: 107 municípios são selecionados para receber recursos destinados ao saneamento básico em escolas

Próximo Post

Expectativa de inflação tem queda pela oitava semana consecutiva

Relacionados Posts

Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação
Saúde

Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação

14 de outubro de 2025
Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação
Saúde

Metanol: Brasil registra 29 casos por intoxicação

13 de outubro de 2025
InfoGripe: Influenza A é a principal causa de mortes por SRAG em 2025
Saúde

InfoGripe: Influenza A é a principal causa de mortes por SRAG em 2025

12 de outubro de 2025
Vacina para HPV reduz em até 58% os casos de câncer do colo do útero no Brasil
Saúde

Vacina para HPV reduz em até 58% os casos de câncer do colo do útero no Brasil

11 de outubro de 2025
Brasil registra 24 casos confirmados de intoxicação por metanol
Saúde

Brasil registra 24 casos confirmados de intoxicação por metanol

10 de outubro de 2025
Prazo para municípios emitirem ordem de serviço do Novo PAC Saúde termina em 15 de outubro
Saúde

Prazo para municípios emitirem ordem de serviço do Novo PAC Saúde termina em 15 de outubro

10 de outubro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito os Termos & Condições Política de Privacidade.

Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados

Categorias

  • Artigos
  • Bem Estar
  • Cotidiano
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Gastronomia
  • Jurídico
  • Moda
  • Mundo
  • Música
  • Negócios
  • Política
  • Publieditorial
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Uncategorized
  • Contato
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© 2022 Notícias em Destaque.

Nenhum Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Negócios
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Artigos

© 2022 Notícias em Destaque.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.